Seguidores

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Para que serve o horário de verão?


O principal objetivo do Horário de Verão é o melhor aproveitamento da luz natural ao entardecer, o que proporciona uam grande redução no consumo de energia elétrica.

O Horário de Verão reduz a demanda por energia no período mais crítico do dia na questão de suprimento de energia, que vai das 18h00 às 21h00 quando a incidência de consumo por toda a população provoca um pico de consumo. Adiantar os ponteiros do relógio em uma hora, pode garantir uma redução significativa no bolso, no final das contas. Para o país, a economia fica em torno de 4% a 5% do consumo geral de energia.



Onde surgiu essa idéia?



A idéia surgiu nos Estados Unidos, em 1784, por Benjamin Franklin, com o propósito de melhor aproveitamento da luz natural durante os dias mais longos do ano. Em inglês, o período recebe a denominação de “daylight saving time”, o que retrata bem o conceito. Entretanto, a idéia de Franklin não foi colocada em prática. Foi somente em 1914, na Alemanha, que o primeiro horário de verão foi instituído.

No Brasil, o horário de verão começou em 1931/1932, e durou cerca de 6 meses. Até 1967 sua implantação foi feita sem um critério científico apurado. Somente no verão de 1985/86, após 18 anos sem implantações, o horário de verão voltou como parte de ações tomadas pelo governo devido ao racionamento ocorrido na época por falta d’água nos reservatórios das hidrelétricas. Desde então o horário de verão passou a ocorrer todos os anos. Estudos mais aprofundados foram realizados nos últimos anos, gerando critérios mais apurados para subsidiar sua implantação.

Nos primeiros anos, ele envolvia todo o território nacional. Hoje, dispensa todo o Norte e Nordeste, além do estado de Mato Grosso. Estudos em curso atualmente no Ministério de Minas e Energia avaliam se é possível flexibilizar ainda mais, sem perigo para a estabilidade do sistema.

O horário de verão é implantado todo ano por decreto do Presidente da República, com base em informações do Operador Nacional do Sistema Elétrico - ONS, que definem em quais locais o horário será adotado.

O horário de verão também é adotado na União Européia (entre março e outubro), na América do Norte - Estados Unidos, Canadá e México (entre abril e outubro), Rússia, Turquia e Cuba. No hemisfério Sul, a medida é adotada entre outubro e março na Austrália, Nova Zelândia e Chile.

Um comentário:

  1. vcs sabem de nada meu professor de geografia que um trabalho não porcaria mas valeu pelas dicas foi mal

    ResponderExcluir

seja bem vindos e comentem!!!!