Seguidores

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

RIO DE JANEIRO SERÁ SEDE DAS OLIMPIADAS 2016

COI (Comitê Olímpico Internacional) escolheu nesta sexta-feira o Rio de Janeiro para ser sede dos Jogos Olímpicos de 2016. A anúncio foi feito em Copenhague, na Dinamarca, depois de uma vitória do Rio por 66 votos contra 32 de Madri, na última rodada de votação.


"Os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 serão organizados pelo Rio de Janeiro", declarou o presidente do COI, o belga Jacques Rogge, desatando a festa da delegação brasileira.

Na primeira eliminatória, Chicago, que era uma das favoritas e contava com o apoio e a presença do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, foi desclassificada. Depois, foi a vez de Tóquio dar adeus à disputa.

No ‘último turno'', os delegados das duas cidades eliminadas votaram. O que contou contra a cidade espanhola foi o fato de os Jogos de 2012 também acontecerem na Europa, em Londres, e de uma cidade sul-americana nunca ter sido escolhida — principal argumento do COB (Comitê Olímpico Brasileiro). Madri já havia perdido os Jogos de 2012 para a capital inglesa.

Sim, nós podemos - Há dois anos, o Rio se empenhava para vencer as eleições, depois de perder duas vezes, em 2004 e 2012. Para angariar votos para o Brasil, o COB levou várias personalidades à Dinamarca, como Pelé, César Cielo, Gustavo Kuerten, Daiane dos Santos e Paulo Coelho, além do principal garoto propaganda, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que deu garantias do governo federal para realizar os Jogos.

"Estou emocionado. Foi um trabalho extraordinário de todos os brasileiros que queriam as Olimpíadas. Acho que hoje o Brasil tirou o último ponto de preconceito contra o nosso país", declarou Lula, logo após a vitória. "Foram dois anos de trabalho, com mais de 50 pessoas. Antes, era muito difícil pensar que um país de terceiro mundo poderia organizar uma olimpíada".

O presidente fez questão de elogiar o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, o prefeito Eduardo Paes, o presidente do COB, Carlos Arhur Nuzman, e do ministro do Esporte, Orlando Silva. "Éramos o único país que queria realmente fazer uma Olimpíada. Esse país precisa ter uma chance, e isso me deixa feliz. É uma vitória de 190 milhões almas".

Projeto - Sedutora pelo ineditismo continental e pela promessa de usar os Jogos como fator de transformação social, o projeto tem previsão de gastos de R$ 26 bilhões em obras, incluindo equipamentos esportivos e infraestrutura da cidade, com expansão da rede de transporte e revitalização da área portuária — apenas na fase de candidatura foram gastos R$ 138 milhões.

Apesar das ressalvas nas áreas de hospedagem e transporte, a proposta teve boa recepção pelo COI, mas tem como desafio convencer que não repetirá os erros do Pan-Americano do Rio-2007. O maior deles, a fragilidade de seu legado esportivo-social, com instalações como o Parque Aquático Maria Lenk e a Arena Multiuso, passando a maior parte do ano sem utilização esportiva.

Porém, o objetivo do Comitê Brasileiro é utilizar 19 instalações do Pan para os Jogos. Mais 11 ginásios devem ser construídos e outras quatro arenas serão temporárias para o evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seja bem vindos e comentem!!!!