Seguidores

terça-feira, 10 de novembro de 2009

NÃO TRANFORME LIMITES EM LIMITAÇÕES



Todos nós possuímos limites e limitações. Para alcançarmos a auto-realização, precisamos aprender a lidar com estas situações de modo a superar limites e não permitir que uma limitação determine a nossa vida.
Confundir limites e limitações é uma verdadeira armadilha para o nosso desenvolvimento. Qualquer que sejam as nossas metas na vida, uma coisa é certa: teremos que superar a nós mesmos para realizá-las. O maior obstáculo está sempre dentro de nós, assim como as possibilidades de vencê-lo. Para se auto-superar você precisará conhecer em profundidade a si mesmo, e os mecanismos psicológicos que estão agindo em você.
Como não podemos superar aquilo que desconhecemos, precisamos ter uma definição clara do que é um limite para vencê-lo. O meu limite de levantamento de peso (dentro das condições atuais) pode ser de 60 kg, o meu limite de fôlego para mergulho pode ser de 1 minuto, o limite do meu conhecimento é representado pela minha capacidade de resolver as questões pessoais e profissionais que a vida me apresenta.
Observe que a expressão “dentro das condições atuais” é a chave para o entendimento do conceito de limite. Se eu melhorar as condições atuais mudarei meus limites, ou seja, se eu oferecer condições inferiores, meus limites se estreitarão; se eu oferecer condições superiores, meus limites se expandirão!
Assim, se eu começar a fazer um trabalho de fortalecimento muscular, posso elevar meu limite de levantamento de peso de 60 kg para, digamos, 100 kg. Se eu realizar exercícios especiais para melhorar minhas condições respiratórias, posso ampliar meu limite de apnéia. Se o meu conhecimento atual não consegue resolver a contento as questões apresentadas, posso ampliar meu conhecimento estudando mais e buscando ajuda com alguém que possui conhecimentos superiores aos meus.
Esta é uma das características fundamentais que precisamos entender quando pensamos sobre limites. Nossos limites se expandirão em função dos esforços conscientes que realizamos para superá-los. Ampliar limites requer muita disciplina. Somente a dedicação constante tem o poder de expandir limites. No exemplo sobre o desenvolvimento muscular, se eu não me exercitar regularmente e de maneira correta vou regredir aos níveis anteriores. Uma vez conquistada uma ampliação dos nossos limites, temos que continuar trabalhando para mantê-los e superá-los.
Para podermos evitar que nossos limites se transformem em limitações precisamos compreender bem o que é uma limitação. Uma das grandes causas de sofrimento e frustração se deve ao fato de transformarmos limites em limitações, ou seja, desconsiderar que podemos trabalhar nossos limites e testar todas as possibilidades de ampliá-los, antes de considerar que eles sejam limitações.
Vimos que podemos alterar os nossos limites trabalhando intensa e dedicadamente em ampliá-los, mas até que ponto? Podemos ampliar os nossos limites até o exato momento em que eles se transformam em limitações, ou seja, até o ponto onde a disciplina, a dedicação e a técnica não possam mais ampliá-los.
Vejamos, se eu me dedicar a fazer halterofilismo por toda a vida, vou levantar pesos muito superiores aos que eu possa imaginar hoje, mas haverá uma limitação para a minha capacidade de levantamento de peso. Esta limitação será dada pela minha genética, ou seja, pela máxima capacidade fisiológica que meus músculos tenham de se desenvolver. A constituição física máxima que eu possa alcançar será a limitação, a partir da qual eu não conseguirei levantar um quilo adicional. Contudo, nossos maiores obstáculos estão nos limites psicológicos que associamos aos limites físicos, sociais, profissionais. Temos dificuldades psicológicas que muitas vezes nos impedem de avançar no conhecimento de certos temas. Temos preconceitos, crenças e valores que nos influenciam em nosso juízo de valor.

    "Não são os limites que tornam as pessoas limitadas, mas a sua postura diante deles. O fato de transformarem seus limites em desculpas nobres para atitudes pobres diante da vida."

Se algo está limitando você na sua totalidade, não são seus limites, mas as ilusões que você desenvolveu diante do medo de não poder vencê-los. Nossas dificuldades e deficiências apontam caminhos para as nossas maiores vitórias. Na vida não são os perfeitos que vencem, mas aqueles que superam suas maiores dificuldades. O mundo pertence aos que tem coragem de enfrentar suas dificuldades. Viver é um grande desafio. Vencê-lo requer coragem, disciplina e discernimento.
O verdadeiro vencedor se conhece profundamente, e, ao invés de focar seus limites e limitações, foca suas forças e possibilidades. O verdadeiro vencedor vai além da sua capacidade humana, usa a sua fé e se alia com Deus, pois sabe que somente com Ele é que pode transcender as suas limitações.
Quando você faz a sua parte, dando o seu melhor, vencendo a si mesmo, agindo a sua fé; Deus faz a parte d'Ele, o impossível se torna possível, todas as barreiras de suas limitações são quebradas. O poder de Deus é ilimitado, por isto mesmo, não limite mais a Deus limitando a si mesmo. Não transforme seus limites em limitações. Faça a sua parte que Deus fará a d'Ele, pode ter certeza disto!

Fonte adaptada: Carlos Hilsdorf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seja bem vindos e comentem!!!!