Seguidores
sexta-feira, 25 de março de 2011
terça-feira, 22 de março de 2011
HÁ QUE DIA! E NINGUÉM TE DIRÁ AONDE ESTA O SEU DEUS!!!
ON 22/03/2011 | 0 COMENTÁRIOS
OLÁ QUERIDOS AMIGOS DESTE BLOG GOSTARIA DE INFORMAR QUE A PARTIR DO DIA 27/03 ESTAREI EM JEJUM DE INTERNET E TV E TUDO QUE E INFORMATIVO SECULAR NÓS PREPARANDO PARA O GRANDE DIA DO PENTECOSTES E GOSTARIA DE CONVIDAR A TODOS PARA COMPARECER EM UMA IURD E TAMBÉM BUSCAR A MAIOR DÁDIVA DE DEUS QUE É O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO,O JEJUM COMEÇA NA SEGUNDA FEIRA ENTÃO VAMOS NOS PREPARAR.VLW!!!!
domingo, 20 de março de 2011
sábado, 19 de março de 2011
Espírito Santo Verdadeiro brilho que Devemos buscar!
olá e bem rapido esta mensagem quando lucifer estava no ceu diz o texto sagrado que ele andava no brilho das pedras como nenhum outro no ceu andava. veja que ele andava no brilho das pedras ,porem ele mesmo nao tinha seu brilho proprio pois dependia daquelas pedras para brilhar,veja que muitos nos dias atuais sao assim precisa do brilho deste mundo para poder dizer que e feliz,(ou seja depende de carro,dinheiro,mulher,posição etc...)muitos que estao dentro da igreja e assim depende da conquista material para dizer que e de DEUS quando não ha conquista,eles dizem que DEUS não e com eles.MAS VEJA PRECISAM DO BRILHO DA CONQUISTA MATERIAL PARA DIZER QUE E DE DEUS SENDO QUE O BRILHO VERDADEIRO E QUANDO SE TEM O ESPIRITO SANTO,muitos ate quando DEUS pede para sacrificar nao sacrifica por que senao vao perde o brilho que o material lhe traz pois o brilho deles vem do material e não do ESPIRITO SANTO.
sexta-feira, 18 de março de 2011
Vida de pastor da Igreja Universal.
Eu sou obreiro da sede regional
A igreja é muito simples. O ar condicionado deu lugar ao bom e velho ventilador da marca “Ventisilva”; os bancos almofadados brancos de catedral – como dizem os obreiros – são substituídos pelos bons (ou ruins) e velhos bancos de madeira (ou de pau), e damos graças a Deus quando o pastor pede para que fiquemos de pé (bem diferente das catedrais e sedes regionais, onde daria até para dormir nos seus bancos confortáveis).
Nessa igreja há o pastor titular e o auxiliar. Apenas dois pastores para atender a demanda espiritual de uma cidade inteira, bem diferente da minha sede regional, que possui sete pastores.
Nesses dias, em uma viagem entre a capital e o interior de São Paulo, a esposa do pastor sofreu um grave acidente e foi parar na UTI. A igreja ficou chocada. Todos imaginaram que no dia seguinte o pastor auxiliar iria realizar a reunião, mas, para a nossa surpresa, lá estava o pastor titular, pregando com uma fé incrível, como se nada tivesse acontecido. Nem o seu semblante estava entristecido. Muito pelo contrário, estava abençoando a vida do povo que o Senhor Jesus confiou em suas mãos.
Quando o pastor auxiliar da minha igreja casou-se, me ligou pedindo ajuda na mudança. As únicas coisas que ele e a sua esposa tinham eram apenas uma caixa de talheres e pratos e uma mala de roupas. Inclusive, fui eu que dei o botijão de gás para o pastor.
Em outra ocasião, o pastor regional da minha igreja chamou-me para ajudar na mudança. As únicas coisas que transportamos dos pertences dele foram as malas de roupas. Só isso. Só isso. Carro e casa ficaram, e o pastor foi embora.
Pastor da Igreja Universal é assim. Não tem carro, não tem dinheiro, não tem folga, não tem casa, não tem simplesmente nada, apenas a roupa do corpo e a sua esposa.
Pastor da Igreja Universal não tem nem o direito de chorar uma eventual morte de um ente querido. Pastor da Igreja Universal não tem direito de descansar, de se divertir, de ter entretenimento, de juntar bens. Isso porque a vida do pastor não é dele, mas pertence ao altar, ao povo, ao Senhor Jesus.
Muitos meninos de 15, 16, 18 anos, quando veem o pastor regional da sua igreja, ou o bispo da sua catedral andando num carrão, mandando e desmandando, logo pensam: “Quero ser pastor.”
Muitos entraram na Obra com essa visão: ser servido, dar ordens, ser chefe de alguém. Mas, quando se deparam com uma realidade bem diferente, muitas vezes, até de fome, esses mesmos meninos ligam para a casa da mamãe pedindo para voltar, ou então vão para outra denominação, para ter carro e igreja grande.
O único direito do pastor da Igreja Universal é de servir e abençoar as vidas alheias, é de salvar almas do inferno, é de curar e libertar. O único direito do pastor da Igreja Universal é o galardão que o aguarda na Nova Jerusalém.
Muitos podem pensar que os pastores estão perdendo. Ao contrário, estão ganhando.
Hoje, no átrio, desfruto de tudo o que Deus me emprestou: carros, casas, empresas. Porém, tenho consciência de que os meus pastores, que não possuem nada disso, possuem um privilégio muito maior que o meu, o de estar em cima do altar. Isso é melhor e muito mais precioso do que ter todo esse mundo aos seus pés. É mais precioso do que ter todo o dinheiro desse mundo em suas mãos.
Que o Senhor Jesus abençoe a todos.
Obreiro Carlos Alberto
Fonte: Cristão da Universal.(arrebentou carlão na fé e que Deus te abençoe grandiosamente em nome do Senhor Jesus Cristo).
segunda-feira, 14 de março de 2011
O Perigo das Raves
"As festas raves deveriam embalar jovens e adultos ao som de música eletrônica, no mais puro sentido da diversão. Mas ultimamente elas se tornaram motivo de preocupação e passaram a virar algo de investigação policial. Motivo: a relação cada vez mais forte com drogas e a violência.
As festas raves deveriam ser eventos exclusivos para danceterias e clubes sociais, onde há espaço adequado. Mas se tornou um grande “barato” realizar esses eventos em lugares remotos, especialmente áreas rurais.
Nesses locais, na maioria das vezes, não há estrutura adequada, muito menos fiscalização. As condições de segurança também são mínimas. Há poucos dias, um jovem foi encontrado morto em um açude, após uma festa nesse estilo, e ainda há dúvidas sobre as prováveis causas do óbito.
No final de semana, a polícia barrou uma excursão com destino a uma festa rave em Curitiba, quando os jovens portavam entorpecentes. Além disso, menores consumiam bebidas alcoólicas livremente dentro dos ônibus.
Uma rápida vasculhada na internet e as informações sobre as festas raves enveredam para o lado do ilícito. Há muitas reclamações sobre violência e consumo de drogas. E agora existe o desconforto de moradores de áreas rurais, cujo sossego é atrapalhado por esses eventos.
É por isso que em muitos municípios a realização dessas festas está sendo proibida. A polícia também promete apertar o cerco para coibir o consumo de drogas."
Fonte do Texto: Jornal Hoje
Então amigo (a) jovem, não se deixe enganar. As raves mais cedo ou mais tarde acabarão te influenciando negativamente, coisas negativas atraiem coisas negativas, e você mesmo que é um (a) jovem sem vicios, saudavel, chegará num ponto que se envolverá com as drogas se frequentar lugares assim. Procure ler um livro, fazer esporte, ir ao cinema, gaste sua energia em algo que venha contribuir para o seu crescimento na Vida.
Wesley Silva
sábado, 12 de março de 2011
UTILIDADE PÚBLICA LISTA DE LOJAS DE BANDIDOS QUE CIRCULAM NA INTERNET CUIDADO!!!
Bom dia!!!! LOJAS DE BANDIDOS QUE ATUAM NA INTERNET NO BRASIL
|
TIPOS INESQUECÍVEL QUE ENCONTRAMOS NAS IGREJAS.
Tipos inesquecíveis que encontramos nas igrejas
Assim como numa família cada filho tem uma maneira de ser, na Igreja de Cristo não poderia ser diferente. De uma forma bem-humorada apresentamos abaixo os tipos inesquecíveis que podem ser encontrados em qualquer igreja evangélica:
1) O crente FREEZER: Ele é sempre frio e impassível. O culto foi maravilhoso, o coral cantou como os anjos, a glória de Deus foi manifesta, muita emoção.... mas ele continuou lá, firme: não moveu um músculo, não "viu" nada, não "sentiu" nada, não se abriu ao amor, à Graça...
Passagem bíblica preferida: "Nós vos tocamos flauta, e não dançastes; entoamos lamentações e não chorastes" (Lc 7.32)
Passagem bíblica preferida: "Nós vos tocamos flauta, e não dançastes; entoamos lamentações e não chorastes" (Lc 7.32)
2) O crente QUIABO: esse é difícil de "pegar", escorrega sempre. Ele nunca pode ir a um trabalho especial da igreja, ele nunca pode assumir nenhum cargo ou responsabilidade... E tem sempre uma "desculpa" pronta para dar a quem lhe questionar.
Passagem bíblica preferida: a de Jonas sendo chamado por Deus para ir a Nínive, mas pega um navio em direção contrária.
Passagem bíblica preferida: a de Jonas sendo chamado por Deus para ir a Nínive, mas pega um navio em direção contrária.
3) O crente LACRIMOSO: ele nunca está bem, pois na sua visão tem sempre alguma coisa errada em sua vida e, pra ele, sempre há uma benção "faltando" acontecer para sentir-se satisfeito. Na verdade, Deus está dando mas ele não está vendo. No fundo, ele pensa assim: "Deus não se importa comigo".
Passagem bíblica preferida: "Até quando, Senhor, esquecer-te-ás de mim para sempre?" (Sl 13.1)
Passagem bíblica preferida: "Até quando, Senhor, esquecer-te-ás de mim para sempre?" (Sl 13.1)
4) O crente EXPLOSIVO: Cuidado! Não mexa com ele, pois ele tem o pavio curto e está sempre prestes a "explodir", e você pode ser a gota d´àgua.
Passagem bíblica preferida: quando João pede a Jesus para descer fogo do céu e consumir os samaritanos (Lc 9.54).
Passagem bíblica preferida: quando João pede a Jesus para descer fogo do céu e consumir os samaritanos (Lc 9.54).
5) O crente NÃO-MUDO-NUNCA: você pode mostrar na Bíblia, falar que não é da forma que ele pensa, mas não tem conversa: ele já tem a visão dele, pois foi assim que aprendeu, e não adianta insistir pois ele afirma que não vai mudar de opinião!
Passagem bíblica preferida: todas as de Pedro antes da conversão.
Passagem bíblica preferida: todas as de Pedro antes da conversão.
6) O crente MANHOSO: temos de ter cuidado ao falar com ele. Uma palavra "mal colocada" e.... nunca mais o vemos. Ele é muito sensível e quase tudo o desagrada. É difícil aos irmãos e ao pastor faze-lo satisfeito.
Passagem bíblica preferida: quando os discípulos reclamam das palavras de Jesus: "Duro é esse discurso, quem o pode ouvir?"
Passagem bíblica preferida: quando os discípulos reclamam das palavras de Jesus: "Duro é esse discurso, quem o pode ouvir?"
EXISTE MUITOS OUTROS TIPOS NÉ PESSOAL?CONHEÇO TAMBÉM O CRENTE ORAPONOIS,MAIS ELE MESMO NÃO QUER ASSUMIR COISA NENHUMA SEMPRE TRANSFERINDO SUAS RESPONSABILIDADE PARA OUTROS,CRENTE AÇÚCAR NÃO VAI A IGREJA QUANDO ESTA CHOVENDO(MEDO DE DERRETER),ETC....CONHECE ALGUM MAIS DIGA AÍ!!!!
quarta-feira, 9 de março de 2011
A Autoridade do Lider
Você já ouviu aquele ditado-quase-conselho: Olhe somente para Jesus? Pois é vou usar ele daqui a pouco no assunto que vamos refletir agora ok?
Eu já fui subordinado a muitos líderes de Força Jovem. Eu sempre amei meus líderes. Tá, eu não amei a todos. Mas a maioria eu amei. E sabe por que não amei todos? Eu queria que meu Líder fosse alguém que eu gostasse muito; Alguém que estivesse ali ao meu lado, companheiro depois da Força Jovem, jogasse bola comigo, alguém muito próximo.
Um dia, depois de passar por três ou quatro líderes, meu pastor na época (anos 1990) colocou um jovem com seis meses de convertido, de outra igreja da minha região pra ser Líder da Força Jovem da minha igreja. E veja, nem Obreiro era, mas passou a ser Líder Regional.
Eu não aceitei aquilo. Não entrava na cabeça como o Pastor, pegaria um jovem novo convertido, de outra igreja pra ser Líder Regional da minha igreja? Eu já tinha mais de quatro anos de conversão e já era Obreiro e não aceitava aquilo. Eu comecei a fazer birra, muita birra. Eu não o aceitava como Líder. Mas, passou-se alguns meses e Cristo falou comigo algo muito interessante.
Em nenhum momento no Evangelho, Cristo mostrou-se como uma Autoridade vinda da parte de Deus. Cristo costumava dizer que era um mensageiro vindo de Deus. Mas, todos reconheciam a sua Autoridade. Até mesmo os Judeus, Fariseus que não aceitavam a Cristo, mas criam em sua autoridade e sabia que quando ele começava a falar e fazer suas obras, arrastava multidões.
Mas eu, em nenhum momento reconhecia a autoridade do meu Líder.
Cristo morreu, ressuscitou e lá no fim do Evangelho começou a fazer aquilo que nós costumamos chamar de: Passar Espírito. E assim Cristo fez… Começou a passar Espírito, dar suas últimas orientações e determinar o que todos deveriam fazer. A partir desse momento, Cristo começou a passar sua Autoridade e afirmava que tudo que os seus discípulos deveriam fazer, deveria ser em seu nome; Crendo, poderia até pisar na cabeça da serpente e nada lhes aconteceria.
Assim, tanto ontem, como hoje, afirmo para você, que o Líder é nada mais, nada menos, o Espírito, a própria autoridade de Jesus. E esse Espírito é passado da maior liderança até a menor delas; Do Bispo, para o Pastor Nacional, que inspira o Pastor Estadual, que orienta o Líder Regional que passa o mesmo Espírito ao Líder de Igreja, que passa o Espírito a você Jovem.
Me diga agora: Como rejeitar o Líder, se ele tem o Espírito de Cristo? Como não reconhecer sua autoridade, se a mesma vem de Cristo? Compreende?
Imagine se o povo de Israel não reconhecesse a autoridade de Moisés? E como levaria o povo de Israel à terra prometida se o povo não cresse em Josué? Lendo a história desse povo, vemos nitidamente que, quem não cria nas autoridades estabelecidas por Deus, sofria, morria, não desfrutava das boas dádivas de Deus. Lembrando que aqueles que não creram em Moisés e Josué, morreram e não desfrutaram do que deveria desfrutar.
Eu comecei a olhar meu Líder como Jesus. Comecei a olhar como a autoridade vinda de Jesus. E se Jesus achasse necessidade de mudar de Líder, Jesus mudaria e eu estaria debaixo de sua autoridade e as bênçãos vir sobre minha vida.
Talvez o líder de sua igreja mudou. Talvez era uma pessoa que você gostava muito, tinha um carinho grande e por causa dessa mudança você ficou triste, está deixando de ir a igreja, por que “não vai com a cara do líder novo”. Mas, o homem a qual você está triste, não pode ter dar o que Jesus pode te dar e nem te levar onde Jesus pode te levar. Se você não olhar somente para Jesus, você se perderá no caminho, não vai conquistar o que deveria e ainda vai perder a salvação.
Irmão, tenha essa visão: Se houve a mudança de líder, é por que Jesus achou por bem renovar. Não vá contra essa visão. Receba seu líder como se tivesse recebendo o próprio Jesus. Caminhe ao seu lado, lute com ele, por que assim você amarra o demônio que coloca o sentimento ruim contra o novo Líder, você cresce como homem/mulher de Deus e faz a Força Jovem crescer também.
Hoje eu cresci mais um pouco com esse ensinamento e acredito que você também.
Alexandre Fernandes / cristaodauniversal.com.br
terça-feira, 8 de março de 2011
O MENININHO E O CACHORRINHO MANCO!
O melhor amigo do menino
Ao ver os filhotinhos na vitrine, um menino que ia passando ficou quase louco para comprar um cachorrinho.
Ele não tinha muita noção do valor do dinheiro, por isso achou que as poucas moedas que tinha no bolso seriam suficientes. Não eram, mas, ele entrou na loja assim mesmo.
O dono o atendeu com cortezia, porém, sabia que não teria condições de atender ao desejo do garoto. Nisso, uma cadela veio dos fundos da loja, seguida de cinco bolinhas de pêlo, um mais lindo que o outro, com exceção do último, que era mais lerdo que os demais.
- O que há com ele? Parece estar mancando, perguntou o menino.
- Ele nasceu com um problema na junta do quadril.
- É esse que eu quero!
- O veterinário disse que esse cachorrinho vai andar mancando assim para sempre. Sempre andará mais devagar que os outros. Tem certeza de que quer um bichinho assim?
- Sim, eu tenho certeza.
- Então, disse o homem, eu vou dá-lo para você, pois ele não tem valor comercial.
- Mas, para mim, tem muito valor. Será meu melhor amigo.
- E não te incomoda ele ser manco?
O garoto, então, levanta a perna da calça e mostra os aparelhos que usa para andar:
- Eu também manco!
Dá uma piscadinha para o homem e conclui:
- Acho que nós vamos nos dar muito bem.
Ele não tinha muita noção do valor do dinheiro, por isso achou que as poucas moedas que tinha no bolso seriam suficientes. Não eram, mas, ele entrou na loja assim mesmo.
O dono o atendeu com cortezia, porém, sabia que não teria condições de atender ao desejo do garoto. Nisso, uma cadela veio dos fundos da loja, seguida de cinco bolinhas de pêlo, um mais lindo que o outro, com exceção do último, que era mais lerdo que os demais.
- O que há com ele? Parece estar mancando, perguntou o menino.
- Ele nasceu com um problema na junta do quadril.
- É esse que eu quero!
- O veterinário disse que esse cachorrinho vai andar mancando assim para sempre. Sempre andará mais devagar que os outros. Tem certeza de que quer um bichinho assim?
- Sim, eu tenho certeza.
- Então, disse o homem, eu vou dá-lo para você, pois ele não tem valor comercial.
- Mas, para mim, tem muito valor. Será meu melhor amigo.
- E não te incomoda ele ser manco?
O garoto, então, levanta a perna da calça e mostra os aparelhos que usa para andar:
- Eu também manco!
Dá uma piscadinha para o homem e conclui:
- Acho que nós vamos nos dar muito bem.
domingo, 6 de março de 2011
OS QUATRO GIGANTES DA ALMA!



Os quatro gigantes da alma
Dizem que há na alma dos seres humanos quatro gigantes que
acompanham a evolução.
Três destes colocam obstáculos, e apenas um abre as portas.
Os três gigantes criadores de problemas chamam-se :
MEDO IRA DEVER
MEDO é um gigante enraizado profundamente, que se
alimenta da necessidade
de preservar a vida ante o perigo,
mas que se alia com a imaginação e cria neuroses
que são capazes de paralisar completamente a vida de uma pessoa.
IRA é um gigante destrutivo, que se alimenta da reação normal
de uma pessoa ante o MEDO,
mas por ser normalmente abafado
e recalcado acaba criando o ódio, que é uma raiva em conserva,
podendo consumir uma pessoa por dentro até matá-la.
DEVER é um gigante que entulha o caminho das pessoas com
muitas obrigações,
podendo esmagá-las com tantas destas que acaba produzindo tédio e imobilidade.
Quem poderia abrir todas as portas é o gigante
mas raramente alguém o utiliza, porque amar não é algo que acontece do
dia para a noite,
mas uma dimensão que resulta do esforço para abrir o coração e
entregar ao mundo o que haja de 


Os quatro gigantes da alma
Dizem que há na alma dos seres humanos quatro gigantes que
acompanham a evolução.
Três destes colocam obstáculos, e apenas um abre as portas.
Os três gigantes criadores de problemas chamam-se :
MEDO IRA DEVER
MEDO é um gigante enraizado profundamente, que se
alimenta da necessidade
de preservar a vida ante o perigo,
mas que se alia com a imaginação e cria neuroses
que são capazes de paralisar completamente a vida de uma pessoa.
IRA é um gigante destrutivo, que se alimenta da reação normal
de uma pessoa ante o MEDO,
mas por ser normalmente abafado
e recalcado acaba criando o ódio, que é uma raiva em conserva,
podendo consumir uma pessoa por dentro até matá-la.
DEVER é um gigante que entulha o caminho das pessoas com
muitas obrigações,
podendo esmagá-las com tantas destas que acaba produzindo tédio e imobilidade.
Quem poderia abrir todas as portas é o gigante
mas raramente alguém o utiliza, porque amar não é algo que acontece do
dia para a noite,
mas uma dimensão que resulta do esforço para abrir o coração e
entregar ao mundo o que haja de melhor na alma de quem assim se atreva a viver.
Desejo que a cada amanhecer você tenha sempre o atrevimento não apenas
de viver mais um dia, e sim de viver feliz o seu dia,
fazendo dele um dia cheio de dignidade, como somente as pessoas
especiais sabem fazer, e para mim você é especial...
(Viscardi)melhor na alma de quem assim se atreva a viver.
Desejo que a cada amanhecer você tenha sempre o atrevimento não apenas
de viver mais um dia, e sim de viver feliz o seu dia,
fazendo dele um dia cheio de dignidade, como somente as pessoas
especiais sabem fazer, e para mim você é especial...
sexta-feira, 4 de março de 2011
Como serás lembrado na história? (Parte 1)
Quando falamos de história, temos o hábito de logo relembrar do passado, fatos que marcaram a humanidade, descobertas, nomes de pessoas importantes, como Reis, Navegadores, Políticos, Inventores, Médicos e entre outros. Bem quando se observa a história logo se pensa, mas o que isso tem haver comigo, ou que mudará para mim tal acontecimento, se analisarmos com mais detalhes a história observamos que no fundo se trata da biografia de pessoas que não aceitaram apenas passar pela vida, mas marcá-la em sua geração. Vivemos no mundo onde tudo que é lembrança é historia, mas apenas os fatos que atingem grandes massas da população são registrados e se tornam histórias escritas.
Respeitamos e consideramos a História, mas a única história que tem um valor significativo e pessoal é a história que fazemos hoje, todos podem fazer a sua historia ser positiva e exemplar, a nossa historia pessoal é tanto, ou mais importante que a historia que estudamos na escola, pois essa é cheia, obstáculos e conquistas, decisões, erros e acertos, ensinamentos e aprendizagem. Penso que fazer história é um sonho de todo ser humano, viver e saber que a vida realmente valeu à pena, olhar para trás e dizer eu fiz história, marquei a minha geração.
Neste mês de Março a Força Jovem Europa vai lhe ajudar a construir a sua própria história, marcar a sua geração, vamos provar que você não apenas naceu para ler ou aprender história, mas para escrever a sua própria história.
Nas próximas mensagens vamos falar de um Jovem que sem caneta, sem diplomas, conhecimentos, condições economicas ou humanas fez história, e mesmo milhares de anos depois com seu exemplo tem inspirado e motivado centenas de Adultos, jovens e Crianças.
Nas próximas mensagens vamos falar de um Jovem que sem caneta, sem diplomas, conhecimentos, condições economicas ou humanas fez história, e mesmo milhares de anos depois com seu exemplo tem inspirado e motivado centenas de Adultos, jovens e Crianças.
Inscreva-te já e participe gratuitamente da Força Jovem e aprenda na prática a construir sua história, Para mais informações acesse espacojovem.net.
Na próxima semana continuaremos a falar sobre o assunto.
Na próxima semana continuaremos a falar sobre o assunto.
quarta-feira, 2 de março de 2011
O GALO DE BRIGA E A ÁGUIA.

O Galo derrotado afastou-se e foi se recolher num canto sossegado do galinheiro.
O vencedor, sobe até o alto de um muro, bate as asas e faceiro canta com toda sua força.
Uma Águia que voava por ali perto, lançou-se sobre ele e com um golpe certeiro levou-o preso em suas poderosas garras.
O Galo derrotado saiu do seu canto, e daí em diante reinou totalmente livre de concorrência.
Moral da História: O orgulho e a arrogância é o caminho mais curto para a ruína e o infortúnio.
FRASES DE AUTO-AJUDA!
|
Assinar:
Postagens (Atom)