Seguidores

domingo, 27 de dezembro de 2009

OS PERIGOS DAS SALAS DE BATE PAPO



Esse é um dos meios mais perigosos de enganação e costumam vitimar principalmente crianças e adolescentes. O perigo ocorre porque a conseqüência do golpe pode trazer danos físicos e morais à pessoa. Nas salas de bate-papo, os golpistas vão ganhando a confiança da futura vítima através da conversa. Por este meio, ele aos poucos vai convencendo a pessoa a fornecer seus dados, como telefone, endereço residencial, endereço escolar, etc. Um criminoso pode, por exemplo, entrar em uma sala de bate-papo para jovens e dizer coisas que convencem uma adolescente de 13 anos de que ele pode ser seu namorado perfeito. Ela então fornece seus dados ou marca um encontro na expectativa de ver seu "príncipe encantado". Outro exemplo pode ocorrer com um garoto que, não vendo a hora de ter a sua primeira relação sexual, acredita na conversa de uma suposta garota bonita que está louca para conhecê-lo. Em ambos os casos, as conseqüências podem ser terríveis. Golpes assim também podem ser aplicados em adultos. Por exemplo, com uma mulher divorciada e que usa um chat esperando encontrar um novo parceiro.

Existem outros tipos de ataque de engenharia social além dos citados acima. A questão é séria e mesmo uma pessoa dotada de muita inteligência pode ser vítima. Só para dar uma noção da dimensão do problema, muitos hackers atingem seus objetivos através de técnicas de engenharia social. E tudo porque o humano é um ser que, ao contrário dos computadores, é constantemente afetado por aspectos emocionais.

A melhor arma contra a engenharia social é a informação. De nada adianta as empresas usarem sistemas ultra-protegidos se seus funcionários não tiverem ciência dos golpes que podem sofrer (repare que neste caso, os golpes de engenharia social podem ocorrer não só pela Internet, mas principalmente no próprio ambiente de trabalho). No caso dos usuários domésticos, os pais devem informar a seus filhos sobre os perigos existentes e de igual forma, devem tomar cuidado quando estiverem navegando na Internet.

O grande problema é que muitos internautas, independente da idade, estão "dando seus primeiros passos na Internet" e não têm noção dos perigos existentes nela. Muitos ficam maravilhados com a "grande rede" e tendem a acreditar em tudo que lêem nesse meio. Felizmente, muitos provedores de acesso à Internet e a mídia como um todo tem dado atenção aos golpes existentes na Internet e ajudado na divulgação das formas de prevenção. Mas ainda há muito a ser feito e se os governos e as entidades especializadas não levarem o assunto a sério, a Internet será tão perigosa quanto andar sozinho num lugar escuro e desconhecido.

(extraido da internet)

Um comentário:

  1. A Bíblia nos ensina, que os filhos das trevas são mais prudentes que os filhos da luz,pois não ha maldade diante dos nossos olhos.
    por esta razão ,devemos vigiar com quem conversamos,para não correr o risco, de lares abençoados serem desfeitos,sejamos sinceros com Deus e com nossos companheiros,e assim não deixaremos o Espirito Santo triste.Efésios 4:30.

    ResponderExcluir

seja bem vindos e comentem!!!!