Tremor de 7,6 graus de intensidade sacodiu ilha de Sumatra
Pelo menos 75 pessoas morreram no violento terremoto de intensidade de 7,6 graus que atingiu a ilha de Sumatra, na Indonésia, nesta quarta-feira (30). O chefe do serviço de urgências do Ministério da Saúde, Rustam Pakaya, informou que mais de mil pessoas podem morrido e outras milhares estão presas sob os escombros.
- Talvez haja mais de mil mortos porque muitos prédios e casas foram destruídas em Padang - explicou.
O terremoto aconteceu depois que um tsunami atingiu o arquipélago de Samoa, no oceano Pacífico, nesta terça-feira (29), e matou mais de cem pessoas.
Na Indonésia o tremor foi registrado no mar às 19h16 (7h16 de Brasília), a uma profundidade de 87 quilômetros e 53 quilômetros ao noroeste de Padang, cidade com 900 mil habitantes.
Autoridades disseram que o terremoto provocou um deslizamento de terra que cortou o transporte na área mais próxima ao seu epicentro. A energia e as linhas telefônicas também foram cortadas. O tremor ocorreu na mesma falha geológica que causou o tsunami que matou mais de 200 mil pessoas no oceano Índico, em 2004.
- A situação é muito devastadora - disse à rede americana CNN Amelia Merrick, diretora da ONG World Vision, que está na Indonésia.
A escuridão e o corte das comunicações telefônicas dificultam a busca de sobreviventes. As autoridades indonésias anunciaram o envio de ajuda, remédios, barracas e equipes médicas a Padang.
Eu quero o número de brasileiros que morreram nesta tragédia
ResponderExcluir